O mercado brasileiro de fertilizantes tem enfrentado algumas mudanças notáveis. A janela de compras para a safra 24-25 de soja está mais curta, o que elevou os preços dos fosfatados nesta semana. O preço da ureia granulada também subiu, enquanto o MOP manteve-se estável.
Nos próximos 30-60 dias, espera-se que as compras no Oriente aumentem os níveis de ureia na base fob, enquanto o Ocidente ficará um pouco para trás, mas os fundamentos permanecem sólidos e a demanda deve surgir em breve. A competição com os Estados Unidos, a demanda sazonal, a janela estreita de importação e os estoques restritos no Brasil manterão os preços de MAP firmes. As compras remanescentes de MOP podem manter os preços estáveis, com desdobramentos globais e expectativas sobre o novo contrato indiano, o que poderá fomentar a procura global.
Mercado Doméstico
No mercado doméstico, os preços dos fosfatados avançaram na última semana, com os compradores encontrando dificuldades para achar ofertas de venda.
Relações de Troca
Em Mato Grosso, a relação de troca para a soja subiu nesta semana devido ao aumento no preço dos fertilizantes. Além do aumento dos adubos no mercado de importação, a valorização do dólar ante o real também contribuiu para elevar o preço da cesta NPK no mercado doméstico. Para o milho, a alta do preço do grão determinou a queda da relação de troca no estado.
Para saber mais sobre as tendências do mercado de fertilizantes e como isso pode impactar suas operações, clique no botão de WhatsApp no canto da tela e fale com nosso time de negócios.